sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Filmes evangélicos para adolescentes/jovens


IRMÃO INIMIGO (Brother Enemy) 75 min.

Adolescentes rebeldes que encontram a Cristo - profundo e lindo! A produção não tem muitos recursos (foi filmado em 1985), mas o enredo vai envolvendo por sua beleza e descrição do grande amor de Deus!



Filme Um Olhar no EspelhoUM OLHAR NO ESPELHO (Face in the Mirror) 62 min.
Essa produção me lembrou do video "Irmão Inimigo". Por ter sido filmada em 1982, no início a impressão que se tem é que será uma perda de tempo. Porém, o filme vai mostrando um enredo que evoca o verdadeiro cristianismo. Há os não crentes, os crentes, e aqueles que, tudo indica, pensam que são e não são. Um dos protagonistas, Danny Demarco, sofre rejeição em casa, na escola e na igreja. É um retrato bem típico de Bullying, essa prática abusiva de longa data, mas somente há pouco denominada. Embora o filme apele para conceitos como "complexo de inferioridade" e "auto-estima", a história é muito valorizada por todas as verdades bíblicas citadas, o que fundamenta as mensagens cheias de esperança real para os que se sentem "rejeitados" pelo mundo.


Filme Clancy, O poder de um coração sinceroCORAJOSOS (Courageous) 189 min.
Coragem não é a ausência do medo, é o medo controlado em virtude da responsabilidade assumida. É nessa perspectiva que 5 amigos fazem um trato que precisa de muita coragem - e propósito firme - para ser cumprido. Um filme de muita ação, humor saudável, lições profundas e que propõe aspectos interessantes para uma bem sucedida liderança no lar. 


O ÚLTIMO VÔO
(Last Flight Out) 83 min.

Muito evangelístico, dinâmico, de aventura missionária, ótimo para jovens, exemplificando inclusive uma espera na área sentimental.



Filme A ArmadilhaA ARMADILHA (Caught) 115 min.
Ao descobrir que é filho ilegítimo, Tim Devon sai de casa à procura de seu pai. Ele parte para Amsterdã. Devido ao seu ímpeto desastroso, ele paga um preço caro ao se envolver no submundo das drogas e da prostituição. Nas cenas de luta corporal, muitas vezes Tim se aproxima da morte. Mesmo afundado em um alto nível de degradação moral e espiritual, ele é alvo da atenção de um estrangeiro, o qual lhe mostrará com muita paciência um novo caminho. Nessa época, Billy Graham era ainda um evangelista coerente com seus ensinos, e a produção desse filme - que certamente foi de sua responsabilidade - retrata bem como Deus ama o pecador, e deseja salvá-lo de suas escolhas ruins. 


DESAFIANDO GIGANTES (Facing the Giants) 111 min.
Derrotas e vitórias pessoais. Um treinador de futebol americano enfrenta muitos problemas na vida profissional e também pessoal. Então decide realmente entregar tudo a Deus, e se disciplinar em buscar na Bíblia a orientação para cada dia. Deus começa a agir, e por meio de várias lutas, ele alcança muitas vitórias. Sua equipe de alunos, todos adolescentes, também testemunham essa transformação e são impactados a seu modo.


A DIRETORIA (The Direction) 34 min.
Diante de uma decisão difícil, muitas questões são levantadas pelo nosso raciocínio. Essa história visa ilustrar as batalhas que ocorrem no íntimo das pessoas, especialmente quando o desejo do coração aponta para um lado, e a consciência para outro. Apesar de curto, o filme é muito interessante e vale a pena ser visto!


PROVA DE FOGO (Fireproof) 122 min.
A igreja de Sherwood, nos EUA, continua produzindo filmes além de 'Desafiando gigantes' e 'A virada'. Dessa vez, o tema é casamento. Este é um filme bem interessante, pois mostra que mesmos os casamentos bem desgastados ainda podem ter uma esperança em Cristo.




NÃO IDENTIFICADO (Unidentified) 85 min.
O que realmente são os OVNIs e os ETs? Uma explicação coerente.






ARREBATAMENTO II (The Moment After) 88 min.
Uma exposição objetiva sobre o Arrebatamento, determinando com clareza aqueles que ficarão na Terra e os que serão arrebatados.
No filme 'Arrebatamento I', o personagem principal tem uma espécie de 'premonição' da proximidade deste evento, e no 'Arrebatamento III' há cenas de muita violência. Não recomendo estes dois últimos filmes.




RODEIO DA VIDA (The Ride) 98 min.
Um filme surpreendentemente cativante. Mostra o processo de regeneração de uma vida perdida, e da relutância desse pecador em confiar no Senhor Jesus Cristo. Por meio de um adolescente consagrado, uma alma é salva. Muito bonito!


O PEREGRINO (The Pilgrim's Progress) 103 min.
Quando eu era criança, era dito que o livro 'O Peregrino' era a segunda publicação mais vendida depois da Bíblia. Na fase adulta, li esta obra e fiquei impressionada como John Bunyan, o autor, tivera uma compreensão tão magnífica e tocante da jornada cristã. Relutei em assistir a esse filme, na desconfiança de que ele não faria jus ao livro. Mas depois da recomendação de um irmão, resolvi arriscar: como valeu a pena! Gostei tanto, que comprei esse DVD. Recomendo na certeza de que é uma história que marcará corações!


A JORNADA (Time Changer) 95 min.
Filme empolgante sobre os tempos de relatividade que vivemos, e como é importante focalizarmos nossa fé no Senhor Jesus.


O FIM DA COLHEITA (End of the Harvest) 54 min.
Ressalvando-se o relato de um determinado sonho, o filme é muito bem conduzido, trazendo uma argumentação inovadora sobre a proximidade da volta de Cristo.



UMA CHAMA NA ESCURIDÃO
(Candle in the Dark) 97 min.

A história real de William Carey, um missionário inglês que vai para a Índia. Em meio a muitas lutas pessoas, Carey prova seu amor à obra de Deus, e traduz a Bíblia para muitos dialetos de seu campo missionário.


O FINAL DE TUDO (Final Exit) 42 min.
Um filme bem interessante que exemplifica o destino eterno de 4 personagens. Quem acharíamos que merecia o céu, acaba tomando outro rumo, e vice-versa. Participei de uma programação na qual este filme foi mostrado, e uma jovem aceitou a Cristo depois da exibição!




ATRÁS DO SOL (Behind the sun) 58 min.
Baseado em fatos reais, este filme relata a história de Samir, um jovem muçulmano que, ao estudar no Estados Unidos, entende que somente Cristo é o Senhor e Salvador de sua alma. E ele vai voltar para sua terra natal, mesmo ciente que sua nova fé lhe trará problemas com seus familiares e amigos. Uma história muito bonita e marcante! Clique aqui para mais informações.


A NOIVA DO ORIENTE
(The Eastern Bride) 67 min.

Este filme aborda a perseguição que os crentes sofrem na China e no Oriente Médio. Um apelo tocante para que os crentes que expressam sua fé sem obstáculos preocupem-se com seus irmãos em perseguição. Muito bonito!


A MORADA DA SEXTA FELICIDADE
(The Inn of the Sixth Happiness) 158 min.

Por se tratar de uma produção hollywoodiana (não é um filme evangélico), a biografia da missionária Gladys Aylward foi romanceada, mas ainda assim sua história é impactante! Inculta e pobre, foi recusada pela Agência Missionária para o Interior da China. Mas não desistiu: economizou dinheiro e, numa viagem arriscada, chegou ao destino para o qual acreditava que Deus a estava enviando. Neste filme, há que se dar um desconto para algumas frases humanistas que, com certeza, uma missionária movida por uma fé tão grande não falaria. Mas tirando esses pormenores, o filme mostra como Deus abençoou o ministério dessa mulher. Recomendo a todos assistirem e advirto: é difícil não se emocionar ao vislumbrar os milagres de Deus na vida dessa missionária!


Filme Corrente QuebradaCORRENTE QUEBRADA (VHS) 90 min.
Esta história foi baseada nos relatos de duas famílias, uma de Fortaleza e outra de Recife, que tiveram um estreito envolvimento com espiritismo. As experiências que o protagonista fictício Rogério passou foram vivenciadas por essas famílias. A produção é norte-americana, mas a locação foi em Fortaleza/CE. Um filme simples, mas bem elucidativo acerca das conseqüências de uma opção dessa natureza.
Idioma: Português ~ Legendas: Inglês, Português e Espanhol. Esse filme pode ser adquirido na ECOAR Comunicações


DEPURADO PELO FOGO (VHS)
(Gold through the Fire) 79 min.

Baseada em fatos reais, esta é a história de um adolescente russo, cuja família sofre perseguição em seu país devido ao fato de serem crentes. Seus pais são presos, mas ele consegue, por um milagre, ir morar nos Estados Unidos. No início, tem uma vida de devoção. Entrentanto, conseguindo uma certa popularidade no colégio, começa a se afastar dos caminhos de Deus. Então, um evento inesperado acontece, e ele percebe que está no rumo errado, e se arrepende. Lindo, marcante e recomendável para todos, especialmente para o público juvenil!


AS CRÔNICAS DE NÁRNIA - o Leão, a Bruxa e o Guarda-Roupa
(Chronicles of Narnia - the Lion, the Witch and the Wardrobe) 143 min.

Este filme é baseado em um conto de C. S. Lewis, um renomado autor cristão. Cristo é simbolizado pelo leão Aslam, e o enredo ressalta o amor sacrificial do nosso Salvador em uma determinada cena do filme. É tocante e profundo!
Já os outros episódios - 'Príncipe Caspian' e 'A Viagem do Peregrino da Alvorada' - são praticamente vazios de sentido espiritual, além de muito violentos. Esses últimos não recomendo.


Print or Generate PDF

40 comentários:

gisele camargo disse...

sou professoura e dou aula em casa !!! preciso muito de estratégia de aula, principalmente com os pré adolecente e jovens!!!!
deus abensoe

Os vencedores de Cristo disse...

vera garrido

dou escola dominical em casa, gostaria de sugestoes para trabalhar com as crianças de 4 a 6 anos e de 7 a 13 anos em filmes. Jesus os abençoe.

Anônimo disse...

Amei o depurado pelo fogo,acho que é o melhor de todos ja assistidos,passei pra minha galera e ele amaram :D

Anônimo disse...

queria ver corrente quebrada aonde posso estar baixando esse filme?
obrigado

Anônimo disse...

sao muito bons

Joyce Barbara disse...

Karen adorei as dicas,eu também recomendo o filme "A Filha do Pastor",um filme muito interessante para jovens e adolescentes...

Karen Rachel disse...

Oi, Joyce!
Muito obrigada por seu comentário! Quanto ao filme "A filha do pastor", eu não achei muito legal, especialmente porque não senti que a principal personagem tenha de fato entendido a gravidade das faltas cometidas.
Beijos,
Karen

Anônimo disse...

Desafiando Gigantes e Prova de Fogo também são dois filmes ótimos!

HENRIQUE SANTOS disse...

Olá Karen,parabéns pelo conteúdo, realmente está excelente, assim é que deve ser aquele que se coloca à disposição da obra de Deus; Realizar o melhor em tudo o que empreenderem!
Deus te abençoe a cada dia mais.

Henrique Santos

Karen Rachel disse...

Muito obrigada, Henrique Santos, pelas palavras incentivadoras!
Que o Senhor te abençoe!
Karen

Anônimo disse...

as cronicas de narnia é da disney, nada a ve de cristao

Anônimo disse...

ola como faço pra baixar esses filmes ,pois eu trabalho com adolecentes em minha igreja e os achei muito interssante . alguns ja conheço .mais a maioria gostaria de obtelos .obrigada gisele alexandra

Karen Rachel disse...

Oi, Gisele!
Quanto a baixar filmes pela internet, infelizmente não posso lhe informar, pois nunca fiz esse procedimento. Aqui em Fortaleza, há algumas locadoras evangélicas que têm títulos muito bons, e é por meio delas que tenho acesso aos filmes.
Fraternalmente, Karen

Anônimo disse...

Gostaria de sugestões de filmes para adolescentes privados de liberdade, nada muito profundo mais pedagogico, obrigada.

Karen Rachel disse...

Prezada irmã, muito obrigada por sua sugestão! Vou ficar atenta a filmes com essa temática e, quando encontrar algum digno de recomendação, o divulgarei nesse espaço.

Aldair disse...

MUITO BOM CONTINUE, QUE DEUS TE ABENÇOE MUITO IRMA

Karen Rachel disse...

Muito obrigada pelo incentivo, Aldair!

carnaval disse...

Eu gostei do filme "A Diretoria", achei muito interessante, não sei porque não esta na lista.
Mas gostei dessa Lista Karen.
Show !!

Karen Rachel disse...

Valeu a dica! Incluí o filme "A Diretoria", do qual também gostei.

super noticias disse...

Karen tem um filme aqui perto da locadora aqui de casa que se chama Ben Hur. Acho que é esse o nome, o senhor da locadora disse que ele é um filme antigo, vc já o assistiu ? estou querendo assistir, é bom ?

Karen Rachel disse...

Com certeza, Ben Hur é um filme excelente! É longo, acho que umas 3 horas, mas compensa!

DELMA disse...

BOM DIA, AMEI SUAS DICAS, DEUS ABENÇÕE!!!!!

Fernando disse...

Sobre as Crônicas de Narnia todos os 3 tem conteúdo cristão o primeiro filme fala sobre a sacrifício, o segundo sobre crer em Jesus, e o terceiro sobre tentação e libertação do pecado que só Cristo pode fazer, a cena da mudança do dragão em menino pelas garras de Aslam e muito profundo.

Anônimo disse...

corajosos é excelente!!!!!!!

Anônimo disse...

muito obrigada irma!adorei suas dicas...vc tem tambem filmes para crianças menores?

Karen Rachel disse...

Filmes para crianças menores > www.dicasdakaren.blogspot.com.br/2008/06/filmes-infantis.html

Anônimo disse...

muito interessante a sua lista que Deus te abençõe cada vez mais, também trabalho com adolescentes e recomendo PARA SALVAR UMA VIDA e o TOQUE são maravilhosos e edificantes. um abraço.
LUCILEILI ROCHA

Anônimo disse...

o filme pro de fogo e muito legal gostei muito

Anônimo disse...

Gostaria de uma sugestão de filme para jovem ressaltando a consequência do que fazemos.

Karen Rachel disse...

"A Armadilha", "O Final de Tudo" e "Depurado pelo Fogo" seriam, na minha opinião, filmes específicos sobre consequência de atos.

Joceline Celine disse...

Assisti esse filme''o último vôo '' e adorei muito
<3

Anônimo disse...

Gostei, mas eu já vi todos! :(

valdecriria ramos disse...

Corajosos é um filme muito bom

Anônimo disse...

Olá Karen
Gostei das dicas assistir as cronicas de Narnia.Estou entre este e a escalada para exibir para os adolescentes e jovens da Igreja.O que vc sugere?

Karen Rachel disse...

Entre esses dois, eu ficaria com "As Crônicas de Nárnia", mas com dois momentos:
> O primeiro, antes do filme, explicando que essa fantasia refere-se ao mundo espiritual, e que o Leão representa o Senhor Jesus Cristo.
> O segundo momento, após o filme, enfatizando o grande sacrifício de Cristo na cruz pelos pecadores, e a imensa gratidão que devemos ter.
Sem essas explicações e ênfases, dificilmente o filme terá impacto espiritual na plateia.

Quando tiver oportunidade, apresenta IRMÃO INIMIGO, O ÚLTIMO VÔO e NÃO IDENTIFICADO, cujas mensagens são muito fortes.

Anônimo disse...

amada, vc sabe informar se tem um filme para jovens que fala sobre drogas?
Deus lhe fortaleça

Karen Rachel disse...

Sobre drogas diretamente, A ARMADILHA. Sobre revolta juvenil, o que geralmente conduz às drogas, IRMÃO INIMIGO.

Anônimo disse...

obrigado amei as dicas

Professoa Luciene Borlotte disse...

O filme Cartas para Deus é indicado para os pré-adolescentes? É que tive a indicação deste e não tenho os demais, pensei ter o Cronicas mas não está bom, então por favor me responda, porque tenho que ter um filme até quinta-feira doa 05/09/2013. Mas mesmo assim obrigada pelas dicas, me ajudou na procura, vou encomendar via postal.

Karen Rachel disse...

Prezada Luciene, assisti o "Cartas para Deus" e não o acho muito interessante para adolescentes. Espero que você consiga alguns desses listados acima. Se não conseguir, minha sugestão é que você "não queime cartucho". Programe outra atividade, e deixe para assistir filme com os adolescentes para depois.

Postar um comentário

Comentário









Certidão Criminal Negativa
Dicionário Bab.La