terça-feira, 10 de janeiro de 2012

A história do blog Dicas da Karen

Atualizado em 05.01.2014

Eu tinha o hábito de enviar recomendações de filmes, especialmente evangélicos, para meus amigos via e-mail. Eu preparava listas com os títulos e com suas respectivas resenhas resumidas. Muitas vezes, pensava em ter um site para publicar essas informações, e dessa forma estender esse benefício para internautas variados.

Então, meu amigo e irmão em Cristo Germano Ribeiro me ensinou a fazer um blog. Fiquei muito grata a ele! Achei maravilhoso ter um espaço virtual gratuito, e de fácil manutenção. Então, em junho de 2008 inaugurei esse blog com a postagem Filmes Evangélicos e de Edificação.

No início, escolhi um template (modelo de estrutura) dentre as opções que o próprio Blogger oferecia. O primeiro modelo nem existe mais. Em 2010, tive a oportunidade de fazer alguns cursos na área de Web Design, e então no dia 7 de setembro de 2010, modifiquei o molde para esse:



Esse modelo tinha uma grande vantagem: possuir muitos links nos dois menus horizontais (acima e abaixo da figura da menina). Eu poderia aproveitar isso para expor assuntos variados, pois nessa altura, além de filmes, eu também já disponibilizava postagens sobre bebês, administração doméstica, dicas de segurança pessoal dentre vários tópicos.

Então, outra amiga e irmã em Cristo, a Patrícia Vieira, comentou comigo que, devido aos seus tons bem femininos, meu blog se dirigia mais às mulheres. A observação dela me motivou a mudar a padronagem das cores, pois sempre meu objetivo foi que o blog oferecesse ajuda a todos, independente de gênero.

Assim, troquei as cores algumas vezes, sendo a que prevaleceu foi a cor verde, como o modelo abaixo adotado antes desse atual:



O que eu mais gostei nesse modelo foi a menina, a mascote. Ela foi adaptada por um designer profissional, Heron Cruz, de Fortaleza. A partir de um modelo que mostrei a ele, no qual a figura olhava para cima e não tinha óculos, ele ajustou partes da fisionomia para que "olhasse" para quem consultasse o blog. O óculos, ele escaneou o meu próprio, e no Corel Draw redesenhou sua perspectiva, a fim de que se adequasse ao rosto da mascote.

Em razão da história especial dessa mascote, por muito tempo esse modelo me pareceu perfeito. Entretanto, comecei a notar, em outros sites e blogs, uma tendência à simplificação. As estruturas eram mais enxutas, em termos de informação.

Fiquei pesquisando opções para um novo template. No site BTemplates, de onde peguei também o template anterior, encontrei o modelo atualmente em uso, o qual me pareceu, ao mesmo tempo, alegre, discreto e com um "ar" de profissional.

Encantada com essa nova estrutura, criei um blog fictício somente para aplicar e testar esse novo molde. No dia 4 de janeiro último finalizei os testes e implementei a novidade no blog oficial. Deus abençoou, pois o molde foi aceito de imediato na transição, o que - por motivos a mim desconhecidos - não acontece sempre. O resultado foi o seguinte:



No dia 26 de janeiro de 2012, aprendi a utilizar uma ferramenta do Facebook chamada Photomania. Consegui, dessa forma, fazer uma espécie de desenho de uma foto minha. E, atendendo a uma sugestão do Heron Cruz, incluí um slogan para o blog, conforme se vê na figura abaixo:


No dia 26 de agosto de 2012, por meio do trabalho da webdesigner Michelle Cacais, pude fazer um upgrade no layout, utilizando uma mascote desenhada por ela especificamente para mim, além de um background personalizado.


Eu realmente apreciei muito essa modificação, todos os detalhes carinhosamente trabalhados pela Michelle. Porém já havia um tempo que eu desejava um nome mais neutro para esse espaço: 'Dicas da Karen' sempre soou um tanto feminino... Assim, no dia 5 de janeiro de 2014 mudei para 'Mais para Saber'.

Bem, senti que não houve uma receptividade significativa nessa alteração. Então, depois de pensar em um outro título, cheguei a este: 'Repare Nisso'! Escutei muito essa expressão no Ceará, e sempre se associava a um gesto solidário, de alguém que quer compartilhar algo importante. Então, adotei esse nome para o blog no dia 10 de janeiro de 2014.

Desde o início, meu propósito sempre foi honrar o Reino de Cristo nessa atividade, oferecendo aos visitantes postagens úteis para suas vidas (especialmente na esfera espiritual!). Continuo com o mesmo alvo, e assim desejo permanecer, até meu encontro glorioso com o Senhor Jesus Cristo, o meu Salvador!

"Portanto, quer comais quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para glória de Deus." I Coríntios 10:31


.

,

terça-feira, 10 de janeiro de 2012


Print or Generate PDF

6 comentários:

Lidiane Camelo disse...

Seu Blog é lindo, Parabéns

Karen Rachel disse...

Muito obrigada, Lidiane, pelo incentivo!

Ariana Mariela Wolf disse...

Lindo blog e extremamente organizado!
Deus te abençoe cada dia mais.

Beijos.

Karen Rachel disse...

Muito obrigada, Ariana, e que o Senhor te abençoe também! :)

Flavia disse...

Karen que Deus te abençoe grandemente. Parabéns pelo Blog e pela sua determinação. Paz do Senhor Jesus!

Romeuda disse...

Sempre gostei do que você publica em seu blog e hoje fiquei muito feliz ao ter acesso a este novo formato. Parabéns!!!

Postar um comentário

Comentário









Certidão Criminal Negativa
Dicionário Bab.La