terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Chegando nos EUA - primeiras providências para estrangeiros que serão residentes

Pensando na querida família do Pr. Jenuan que está se mudando para os EUA, compartilho aqui umas dicas que poderão ser úteis a eles e a quaisquer outros que vão ter essa bela oportunidade de viver na terra do tio Sam por uns tempos:

1 - Buscar uma igreja evangélica para se congregar
Há muitos anos já percebi que os americanos têm uma natureza solidária. Eles têm prazer em ajudar! Optar em frequentar uma boa igreja evangélica, além de propiciar uma boa fundamentação bíblica, ajuda muito a estabelecer relações sinceras de amizade. E havendo ocasiões propícias, uma ajuda prática a estrangeiros geralmente acontece, digo por experiência própria!


2 - Optar por uma alimentação mais saudável desde o início
Engordar nos EUA é algo muito fácil, pois a comida é saborosa, e também muito calórica. Então, para quem está montando uma casa e precisa fazer refeições fora, indico as sopas deliciosas do Panera Bread, e as macarronadas light do Noodles & Company. Katia Craig, uma brasileira que também mora aqui, recomenda também os restaurantes mexicanos, os quais oferecem os "burritos": pratos que lembram muito a comida brasileira (unem arroz, feijão, carnes e saladas). A Katia também gosta dos restaurantes Taco Bell que não são fast food.


3 - Comprar um carro
Em geral, as cidades americanas têm poucas opções de transporte público, então comprar um carro é uma providência essencial. Os americanos sugerem as marcas Toyota e Honda. Honda Civic e Toyota Corolla são carros populares aqui, com uma reputação de duráveis e econômicos.


4 - Comprar um GPS, e tomar cuidado para retirá-lo quando sair do carro
Esse foi um dos melhores presentes que minha família ganhou quando chegamos aqui. O GPS é um companheiro fantástico para nos orientar no trânsito, principalmente quando neva e a neve cobre as placas das ruas. Agora, infelizmente, também há criminosos por aqui. Por segurança, fomos orientados a sempre tirar o GPS do carro, quando não estivermos em deslocamento, pois têm acontecido roubos desse equipamento com frequência.


5 - Logo de início, procurar tirar logo a carteira de motorista nos EUA
Bem, a legislação de Minnesota (e talvez de outros estados americanos também) permite que utilizemos nossa carteira de motorista do país de origem, juntamente com o nosso passaporte por até 2 meses. Após esse período, podemos ser multados, caso apanhados dirigindo sem a devida habilitação americana. Portanto, deve-se dirigir ao Departamento de Trânsito local para tomar as informações, e já providenciar esse documento. Na postagem Teste de Direção nos EUA, compartilho videos que orientam como serão os testes de trânsito.


6 - Comprar a mobília e itens domésticos em opções com preços mais acessíveis
Na postagem Aprendizados nos EUA comento sobre as Thrift Stores. Também é possível comprar móveis por meio do site de variedades (incluindo venda de itens usados): Craig's List.
Itens que recomendo:
1 - Norpro 4 Quart Stainless Steel Steamer Cooker 3 Piece Set
2 - Drying Rack, ou Tendero (varal prático para áreas pequenas)
3 - Kitchen Cart (móvel de apoio para cozinha)

"6 Quart" seria a medida equivalente ao que os brasileiros geralmente usam para suas panelas, mas essa de "4 Quart" eu achei muito boa. Aliás, panela é um item que não se deve comprar usado. É melhor investir em utensílios novos, pois o uso contínuo
desgasta o material, e as panelas de aço inoxidável, por exemplo, podem liberar substâncias nocivas à saúde caso estejam muito desgastadas. Veja algumas 'smart purchases' clicando na imagem ao lado.


7 - Escolha do supermercado de acordo com a média de preços
Em geral, o Aldi apresenta os preços mais baratos para alimentos, mas é necessário levar caixas e sacolas para trazer as mercadorias, pois eles não disponibilizam esses itens.
A seguir, vem o Walmart, o Sam's Club (que cobra uma adesão de U$ 40 por ano, mas compensa) e o Cub Foods, nessa ordem. O Target é mais caro um pouco, e o Lunds é o chic.
O Whole Foods é um tanto caro, mas o recomendo para compras de carnes e ovos (sem hormônios!).


8 - Escolha da moradia para alugar
Normalmente, morar no basement (sótão) de alguém é a opção mais barata. Mas se não for encontrada essa opção, e o jeito é alugar outro local, a preferência seria para condomínios nos quais os apartamentos tenham sua própria unidade de máquina de lavar roupa e máquina de secar. Quando essas unidades são externas ao apartamento, ou seja, estão disponíveis para todos os moradores do condomínio em uma área específica, é preciso pagar por seu uso.
Detalhe importante: se a região dos EUA em que se vai morar tem um inverno rigoroso, com neve, é importante escolher um condomínio cuja caragem seja coberta. Do contrário, será preciso muito trabalho para todo dia tirar a neve do carro para que este seja usado.


9 - Uso de um soro fisiológico para hidratar o nariz
O clima em algumas regiões dos EUA é muito seco, e é importante hidratar o nariz. Encontrei o produto ao lado, o qual não precisa de receita (aqui, a maioria dos medicamentos só são vendidos com receita).


10 - Comprar uma garrafa de Hydrogen Peroxide em alguma farmácia para higienizar frutas e verduras
Uma cápsula em um pote de água cheio de vegetais/frutas é suficiente. Mais informações no site The Greenest Dollar.


terça-feira, 8 de janeiro de 2013


Print or Generate PDF

4 comentários:

Anônimo disse...

Valeu a informação Karen. bjs. Kelen.

Anônimo disse...

Nossa, estou apaixonada por esse blog...acabei de conhecer. Um dia eu vou nos USA e vou usar suas dicas. Deus te abençoe. Flávia Nascimento.

Karen Rachel disse...

Muito grata, Kelen e Flávia, pelas amáveis palavras de incentivo!

Monica disse...

Seu blog é maravilhoso!!! Amei! Um abraço.

Postar um comentário

Comentário









Certidão Criminal Negativa
Dicionário Bab.La