domingo, 31 de março de 2013

Como aproveitar ao máximo a pregação do seu Pastor

Você já se flagrou…
• acordando no domingo de manhã desejando não ter que ir à igreja?
• tendo dificuldades em manter-se acordado durante o culto?
• sonhando acordado durante a mensagem, ou fazendo mentalmente uma lista de afazeres enquanto o pastor está pregando?
• procurando defeitos na mensagem ou no pregador em sua mente ou não aprendendo nada com o sermão?
• desejando que o seu pastor fosse mais ...?
• esquecendo-se do que se tratava a mensagem antes de chegar em casa da igreja?

Se nós não estamos nos beneficiando do ministério da Palavra que é proclamada publicamente em nossas igrejas locais, a culpa pode não residir naquele que proclama a Palavra. Ela pode estar em nossa disponibilidade para ouvir, receber e responder à Palavra.

Como você pode preparar seu coração para aproveitar ao máximo a pregação do seu pastor
1. Ore por seu pastor enquanto ele se prepara para o domingo. Ore para que a agenda dele esteja livre de distrações desnecessárias. Ore para que Deus dê a ele compreensão no que a Palavra quer dizer. Ore para que Deus fale com ele pessoalmente por meio da Palavra e que ele responda com humildade e obediência. Ore para que Deus o ajude a comunicar a verdade claramente, com liberdade, paixão e poder.
2. Se o seu pastor está pregando em série de um determinado livro da Bíblia, separe um tempo durante a semana para ler antecipadamente e meditar no texto. Peça a Deus que fale ao seu coração antes mesmo de você ouvir a mensagem.
3. Prepare-se para o culto público na noite anterior. Desligue a TV, limite atividades sociais e faça coisas que irão cultivar seu apetite pela Palavra de Deus.
4. Peça a Deus que prepare o seu coração para a pregação da Palavra. Arrependa-se de qualquer pecado que Deus te revelar, e livre-se das coisas que estão no caminho da Palavra na sua vida.
5. Peça a Deus que te dê um senso de antecipação. Vá à igreja pedindo a Deus que se encontre com você. Espere ouvir dEle e estar diferente quando você sair.

Durante o culto
1. Participe - Você precisa estar lá. Você não vai aproveitar a igreja se não for.
2. Chegue à igreja cedo o suficiente para gastar alguns minutos preparando silenciosamente o seu coração antes do culto. Ore para que Deus atue – no seu pastor, no seu coração, em outros corações – e renda o seu coração para tudo o que Deus disser.
3. Não seja um espectador. Participe plenamente em cada parte do culto. Isso significa que quando for hora de cantar, cante. Quando for hora de orar, ore. Quando for hora de ofertar, oferte.
4. Enquanto o sermão está sendo pregado, abra a sua Bíblia e acompanhe. Se o seu pastor se referir a outras referências, acompanhe.
5. Ouça atentamente a leitura e pregação da Palavra. Tente fazer contato visual com o pastor. Faça uma expressão de aprovação! Isso não apenas ajuda o pastor a saber que as pessoas estão ouvindo e interagindo, mas isso também te ajuda a permanecer alerta e focado.
6. Ouça humildemente a pregação da Palavra. Peça a Deus que seja um renovo. Se o seu coração for humilde, seu foco não estará em avaliar a mensagem ou como ela é entregue; você deixará a mensagem te avaliar.
7. Tome notas. Anote coisas sobre as quais Deus falou com você; realce pontos que o Espírito aplicou no seu coração e na sua vida. Tome essas notas em casa, e trabalhe nelas mais tarde.
8. Não faça do seu pastor um prisioneiro de expectativas irreais. Seu pastor não tem que entreter, ser hipnotizante, dramático, ou contar diversas histórias para ser eficaz. Você é abençoado se ele é um homem de Deus que é humilde, ama a Palavra, e abre a Palavra e busca torná-la clara. O poder está na verdade, e não no mensageiro.

Após o culto
1. Peça a Deus que te dê pelo menos uma coisa para guardar da mensagem — um conceito chave ou um versículo que você pode rever durante a semana. Anote, assim você não vai esquecer.
2. Enquanto ainda está fresco na sua mente (antes de você sair da igreja, no caminhar da igreja até em casa, antes da refeição seguinte ao culto, etc.), discuta a mensagem com outras pessoas. Compartilhe como Deus falou com você.
3. Seja um praticante da Palavra e não somente um ouvinte (Tiago 1:22). Aplique o que você ouviu no domingo à vida real, circunstâncias do dia-a-dia e situações ao longo da semana.

Tornando isso pessoal
• Você estima grandemente, respeita, e reverencia a Palavra de Deus (Ne. 8:5; Sl.138:2)?
• Você prepara o seu coração para ouvir a palavra de Deus ( Sl. 119:18)?
• Você encontra deleite em ouvir à Palavra proclamada?
• Você ouve atentamente quando a Palavra está sendo lida ou pregada (Ne. 8:3; Sl. 85:8)?
• Você espera que Deus fale com você sempre que ouve a Sua Palavra proclamada?
• Você tem um espírito disposto a aprender (Sl. 25:9)?
• Você treme diante da Palavra de Deus (Is. 66:2; Ed 9:4)?
• Você ora por aqueles que proclamam a Palavra a você, que eles sejam puros, vasos ungidos de Deus (1 Ts. 5:25)?
• Quando a Palavra é pregada, você está consciente de que não está ouvindo palavra de homens mas a palavra de Deus (1 Ts. 2:13)?
• Você tem um compromisso em obedecer qualquer coisa que Deus te mostrar da Palavra dEle (Mt. 7:24; Tg 1:22–25)?
• Você responde em fé, isto é, agindo de acordo com a Palavra que você tem ouvido (Hb. 4:2)?
• O seu coração é um solo fértil que recebe a Palavra e produz fruto (Lc 8:15)?
• Você está disposto a deixar a mensagem te julgar em vez de você julgar a mensagem?
• Você toma a mensagem de forma pessoal (Tg 1:22)? Ou você está mais focado em como isso se aplica à pessoa que esta sentada perto de você?
• Você passa adiante para os outros o que você tem aprendido da Palavra de Deus (2 Tim. 2:2)?
• Você expressa apreciação e gratidão por aqueles que ministram a Palavra de Deus à você (Gal. 6:6; 1 Ts. 5:12-13)?

Autora: Nancy Leigh DeMoss
Fonte: Site Mulheres Piedosas


Print or Generate PDF

0 comentários:

Postar um comentário

Comentário









Certidão Criminal Negativa
Dicionário Bab.La