quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Departamento e Casa de Cultura/UFC oferecem cursos de português para estrangeiros

O Departamento de Letras Vernáculas da UFC, através do Grupo de Estudo e Pesquisa em Linguística Aplicada (GEPLA), recebe inscrições, de 12 de janeiro a 20 de fevereiro, para o Curso de Português Língua Estrangeira: Língua e Cultura Brasileiras. A iniciativa, sob a coordenação da Profª Eulália Leurquin, é gratuita e destinada tanto a estudantes estrangeiros da UFC quanto a pessoas de outros países que morem em Fortaleza.

Os interessados devem enviar um e-mail para eulaliaufc@gmail.com solicitando a inscrição. A coordenadora informa que o teste de nivelamento acontecerá no dia 23 de fevereiro, no Departamento de Letras Vernáculas, às 18h (Av. da Universidade, 2683, área 1 do Centro de Humanidades, Campus do Benfica).

A Profª Eulália Leurquin esclarece que o curso, com duração de 15 semanas, começa no dia 2 de março e prossegue até 12 de junho, totalizando uma carga de 45 horas-aula. As atividades acontecerão no Departamento de Letras Vernáculas.

Ela acrescenta que o material didático é produzido pelo GEPLA. “O foco é a comunicação, a partir de tarefas, situações comunicativas, com o objetivo de desenvolver competências necessárias para o estrangeiro resolver situações reais de comunicação. A gramática está a serviço, portanto, desta comunicação”, diz. O programa também engloba informações sobre literatura, cultura, história brasileira.

CULTURA PORTUGUESA – Já de 26 a 30 de janeiro, estarão abertas as inscrições para a nova turma do curso Português para Estrangeiros: Língua e Cultura Brasileira, oferecido pela Casa de Cultura Portuguesa da UFC. Com duração de 60 horas-aula, será gratuito e ofertará inicialmente 30 vagas, a serem preenchidas por ordem de inscrição. Os interessados devem comparecer à secretaria da Casa de Cultura Portuguesa (Av. da Universidade, 2683, Benfica), munidos de passaporte (original e cópia), a fim de preencher a ficha de inscrição.

O curso se dará no nível básico I, com possibilidade de prosseguimento para os semestres mais avançados do estudo da língua portuguesa: pré-intermediário, intermediário e avançado. A proposta principal é fomentar a integração cultural de estudantes estrangeiros pela imersão nos valores do povo brasileiro, através da aquisição da competência comunicativa em língua portuguesa.

A Casa de Cultura finalizou, recentemente, o semestre I de sua primeira turma de Português para Estrangeiros, composta por estudantes de 14 diferentes nacionalidades. Segundo a direção da Casa, a experiência foi "muito enriquecedora".

Fontes: Site da UFC e Professores
Eulália Leurquin, GEPLA - fone: (85) 3366-7624
Nonato Furtado, Casa de Cultura Portuguesa - fones: (85) 3366-7649 ou (85) 3366-7650


quinta-feira, 8 de janeiro de 2015


Print or Generate PDF

0 comentários:

Postar um comentário

Comentário









Certidão Criminal Negativa
Dicionário Bab.La